• qui. out 21st, 2021

NOTÍCIAS QUE FAZEM BEM

Porque o bem merece cometários

Lançamento do Grupo Vivendo Valores Humanos

Bydaianelealcosta

jan 4, 2021

Novo Grupo do Facebook é lançado para ajudar as pessoas a compreenderem e explorarem os benefícios de viver os valores humanos.

São Paulo, 19 de outubro de 2020

Conforme diversas tradições culturais e vários dos escritos mais antigos da Humanidade, cinco aspectos fundamentais da condição humana são amor, paz interior, retidão, verdade e não-violência. Porque esses aspectos são tão importantes, dizemos que eles são valores humanos e constituem a base de qualquer sistema social humano saudável e próspero.

Quando nos conhecemos e interagimos com o mundo ao nosso redor guiados por esses princípios, valorizamos a nós mesmos, desenvolvemos resiliência, temos maior criatividade e capacidade de aprender, e temos uma condição melhor de passar por mudanças, dificuldades e adversidades na vida, assim como uma maior capacidade de apreciar os momentos tranquilos e as fases positivas.

Assim, para resgatar essa nossa essência fundamental como seres humanos, um novo grupo chamado Vivendo Valores Humanos está sendo lançado no Facebook (@vivendovaloreshumanos). O objetivo é que as pessoas possam despertar os valores humanos, tendo acesso a conteúdo semanal, reflexões, trocas e ideias de como colocar esses valores em prática em suas vidas, nesse momento em que o mundo passa por desafios e com uma oportunidade concreta de promover mudanças.

Alguns dos fundadores compartilham porque o grupo foi formado e ressaltam a sua importância. Conforme Maria Moraes Robinson, “o momento que estamos vivendo é um convite para que possamos refletir sobre nós mesmos, sobre a nossa vida em sociedade e sobre que futuro queremos ajudar a construir. Somos nós que criamos o mundo em que vivemos, descobrir qual é a nossa essência é o primeiro passo. Vivendo Valores Humanos é um grande convite para fazermos essa jornada rumo a nós mesmos, de forma compartilhada”.

Dalton de Souza Amorim destaca que, “a reflexão sobre princípios da vida, da sociedade e da vida humana e a formação filosófica das novas gerações era feita em casa, incluindo os avós, em muitas escolas e em outros ambientes. Com as mudanças na dinâmica da sociedade, há um vazio de reflexão sobre o mundo e sobre a vida. Este grupo é uma oportunidade delicada de olhar de novo sobre o que é mais importante para nossa condição humana”.

O grupo no Facebook está aberto para que todos possam participar. De acordo com Tadeu Navarro, “é muito auspiciosa a oportunidade de ampliar o debate, a compreensão e a prática dos Valores Humanos inatos a todas as pessoas, especialmente neste momento de distanciamento e polarização. É um modo muito positivo de gerar unidade ou conexão relacional, eliminando as diferenças e manipulações que nos desunem inutilmente”.

A visão é que o grupo se torne um espaço para permitir que as pessoas compartilhem seus próprios esforços, criando uma comunidade de boas práticas que pode ajudar a fortalecer cada um na superação de seus desafios pessoais.

Cristina Farias ressalta que “o grupo Vivendo Valores Humanos é uma grande oportunidade de compartilhar as ações e possibilidades a partir de nossas vivências com os valores humanos no cotidiano, assim como de aprender com as experiências das outras pessoas”.

Para ingressar no grupo, favor visitar facebook.com/vivendovaloreshumanos. O grupo iniciou suas atividades no dia 23 de outubro de 2020.

Deixe uma resposta