• seg. set 20th, 2021

NOTÍCIAS QUE FAZEM BEM

Porque o bem merece cometários

Orca é resgatada após ficar encalhada em praia na Escócia

Bydaianelealcosta

jan 7, 2021

07 janeiro de 2021

Uma orca de aproximadamente 3,5 metros foi resgatada após ficar encalhada na ilha de Orkney (Escócia), na segunda-feira (4).

As imagens mostram o mamífero encalhado na areia da praia. A BDMLR (British Divers Marine Life Rescue), instituição que resgata animais marinhos no Reino Unido, foi acionada para tentar salvá-lo.

Segundo Dan Jarvis, de 35 anos, um oficial de desenvolvimento de bem-estar e suporte de campo da BDMLR, que liderou a equipe durante a operação, os mergulhadores ficaram surpresos ao descobrir que o animal em perigo se tratava de uma orca. “Nossa equipe ficou chocada ao descobrir que este animal era uma orca, pois foi inicialmente relatado como um golfinho. Não recebemos muitas orcas visitando as costas do Reino Unido e, como tal, um incidente de encalhe vivo é extremamente raro”, contou ao Daily Star.

A equipe acredita que o animal tenha de quatro a cinco anos de vida. Durante o resgate, que durou cerca de uma hora, a BDMLR utilizou equipamentos para monitorar os batimentos cardíacos da orca, bem como uma maca para golfinhos. “Medidas de primeiros socorros, como colocar o animal em pé com cuidado e apoiado confortavelmente, mantê-lo úmido e cronometrar as taxas de respiração, foram todas empregadas durante a avaliação”, relatou Jarvis. Com a ajuda de moradores da ilha e da equipe de salvação, a baleia conseguiu voltar ao mar quando a maré subiu.

“Uma vez que o animal foi visto em forma e forte o suficiente para flutuar novamente, uma maca especialista em golfinhos foi usada por baixo do animal para apoiá-lo adequadamente conforme a água subia ao redor dele, até que estivesse fundo o suficiente para nadar livremente, ponto em que ele decolou fortemente para o mar”, finalizou o líder da operação.

Por UOL, de São Paulo.

Deixe uma resposta