• sáb. set 25th, 2021

NOTÍCIAS QUE FAZEM BEM

Porque o bem merece cometários

Aurora boreal se parece com uma fênix na Islândia

Bydaianelealcosta

jan 11, 2021

De repente, inesperadamente, uma nova explosão de partículas desceu do espaço, iluminando a atmosfera da Terra novamente. Desta vez, surpreendentemente, a noite iluminou-se com uma forma impressionante que lembra uma fênix gigante.

É uma beleza que nem parece ser real, mas é verdadeira. Nos céus do Ártico algumas pessoas felizardas tiveram o privilégio, nestes últimos dias, de se encantarem com as muitas luzes do Norte, contudo, uma delas foi extremamente marcante. E assumiu o formato de uma fênix nos céus da Islândia.

Às vezes, basta estar no lugar certo na hora certa. O fotógrafo Hallgrimur P. Helgason estava às 3h30 da manhã, não muito longe da capital islandesa, Reykjavík. Aqui, enquanto fotografava o céu e as luzes do Norte, ele de repente percebeu uma formação estranha. Além dos fogos de artifício: as partículas carregadas do sol, em contato com a nossa atmosfera, deram origem a uma aurora que lembrava uma fênix.

A bela imagem não ficou e nem passou despercebida. Foi notada pela NASA que a elegeu como a “Foto do dia” em 3 de janeiro. Assim, Hallgrimur P. Helgason, que fotografou a imagem, falou sobrea sua bela experiência:

“Todos os outros observadores da Aurora Boreal foram para casa. Por volta das 3h30, na Islândia, em uma noite tranquila de setembro, a maior parte das auroras daquela noite havia morrido. De repente, inesperadamente, uma nova explosão de partículas desceu do espaço, iluminando a atmosfera da Terra novamente. Desta vez, surpreendentemente, a noite iluminou-se com uma forma impressionante que lembra uma fênix gigante. Com o equipamento fotográfico pronto, foram feitas duas rápidas imagens do céu, seguidas imediatamente de uma terceira ”.

Ao fundo da imagem se vê a montanha Helgafell, enquanto o pequeno rio em primeiro plano se chama Kaldá, ambos localizados a cerca de 30 quilômetros ao norte da capital islandesa Reykjavik.

A imagem parece ser uma bela mensagem de paz, esperança e RENASCIMENTO que o céu quer compartilhar conosco, após um ano de dores e muitas incertezas.

APOD: A Phoenix Aurora over Iceland (2021 Jan 03)
Image Credit & Copyright: Hallgrimur P. Helgason;
Rollover Annotation: Judy Schmidt

11 janeiro de 2021

Fontes de referência: Apod, Nasa, Facebook, GreenMe

Deixe uma resposta