• dom. jun 20th, 2021

NOTÍCIAS QUE FAZEM BEM

Porque o bem merece cometários

Turbinas instaladas em postes transformam vento produzido por veículos em energia elétrica

Bydaianelealcosta

jan 19, 2021

“Quando você está ao lado de uma rodovia e passa um caminhão, dá para sentir o ar que ele movimenta”. E foi a partir dessa percepção que uma empresa na Inglaterra teve a ideia de desenvolver um dispositivo para geração de energia elétrica.

Parece um pouco impossível, mas não é. A Alpha 311, empresa que desenvolveu o projeto, está instalando turbinas em postes de autoestrada do país, para captar a energia do vento provocado pelos veículos e levá-la até as casas das redondezas.

empresa gera energia com vento do carro
Turbinas são instaladas nos posts em autoestradas na Inglaterra. Foto: reprodução CicloVivo

Barry Thompson, CEO da Alpha 311, está utilizando o serviço em sua residência e aprova o método.

De acordo com a fabricante, as turbinas instaladas nos postes podem gerar, em conjunto, cerca de pode 6MW. Isso é o suficiente para abastecer uma pequena cidade.

Barry também garante que isso não comprometerá a paisagem das rodovias. Ele estimou que uma estrada com menos de 30 quilômetros de extensão que tem 1.114 postes de iluminação. As turbinas serão instaladas apenas no ponto central desse trecho, conseguindo aproveitar o máximo de vento gerado pelos automóveis que passam nas duas direções.

Veja uma imagem ilustrativa sobre como vão funcionar as turbinas:

empresa gera energia com vento do carro

As turbinas têm cerca de 2 metros de altura e cada uma é capaz de gerar a mesma quantidade de eletricidade que 21 metros quadrados de painéis solares.

Barry ainda garante que o tamanho das turbinas poderá diminuir com o passar do tempo. Inclusive, eles já estão estudando essa possibilidade.

Além da Inglaterra, algumas cidades dos Estados Unidos já demonstraram interesse em testar as turbinas. Barry está em contato e negociação com as autoridades desses locais, mas já torcemos que o projeto seja aplicado e consigamos ver as respostas rapidamente!

Veja um vídeo (em inglês) que mostra melhor como as turbinas funcionarão:

19 janeiro de 2021

Fonte: CicloVivo

Deixe uma resposta