• qui. out 21st, 2021

NOTÍCIAS QUE FAZEM BEM

Porque o bem merece cometários

Designer recicla escamas de peixe e cria alternativa inovadora ao plástico convencional

Bydaianelealcosta

jan 26, 2021

Já passou pela sua cabeça que dá para reciclar escamas de peixe e transformar o produto final em uma alternativa sustentável ao plástico das embalagens que consumimos todos os dias?

O dono da ideia é o designer inglês Erik de Laurens. Ele é apaixonado pelo mar desde pequeno e buscou nessa paixão um material capaz de diminuir o impacto do plástico na natureza, especialmente nos oceanos.

A pesquisa foi tema do seu trabalho de conclusão de curso na Royal College of Art, em Londres, na Inglaterra.

copos feitos escamas peixe
Foto: Erik de Laurens

Menos plástico e menos lixo

Em seus estudos, Laurens descobriu que as escamas de peixe possuem propriedades que poderiam ser usadas para produzir um material semelhante ao plástico, quando submetidas a banhos de calor e alta pressão.

Além de substituir um dos maiores poluentes dos oceanos, a ideia aproveita um material (lixo!) que talvez não tenha o descarte correto. Assim, o bioplástico cumpre dois papéis: reduz tanto o uso de plástico convencional quanto a poluição da indústria do pescado. 

armação óculos mergulho escamas peixe
Foto: Erik de Laurens

Testes e produção em larga escala

Laurens já usou as escamas para fazer copos, armações de óculos de grau e mergulho, além de objetos de coração. A coloração é feita com corantes naturais. 

armação óculos grau feita escamas peixe
Foto: Erik de Laurens

O que falta para levar um desses produtos para casa? Patrocínio. O designer busca patrocinadores para continuar o trabalho e lançar no mercado. 

A natureza vire e mexe surpreende a gente com soluções para problemas que causamos ao seu equilíbrio.

26 janeiro de 2021

por Daniel Froes, de RPA

Fonte: The Greenest Post

Deixe uma resposta