• ter. jun 22nd, 2021

NOTÍCIAS QUE FAZEM BEM

Porque o bem merece cometários

Biólogo brasileiro recebe prêmio ‘Heróis do Meio Ambiente’ com projeto de proteção ao pirarucu

O biólogo brasileiro João Campos Silva começou o ano de 2021 trazendo um prêmio internacional para o Brasil. Ele criou um projeto para o manejo do peixe pirarucu, comum na região Amazônica, ajudando a salvar a espécie de extinção.

O prêmio Herói do Meio Ambiente” (Environmental Heros), é uma ação concedida pela CNN Internacional aos 50 ativistas ecológicos de maior destaque no mundo.

biologo brasileiro recebe premio 'Herois do meio ambiente'

O projeto

João vive na Floresta Amazônica desde 2008 e vem estudando a preservação e o manejo do pirarucu há um bom tempo. O projeto desenvolvido por ele envolve toda a comunidade local que muitas vezes não entende a importância da conservação da espécie e o impedimento da pesca predatória.

Ele construiu diversas casas de madeiras perto de rios e lagoas onde vive o peixe, para que a pesca descontrolada não acontecesse nessas regiões.

biologo brasileiro recebe premio 'Herois do meio ambiente'

Por causa do manejo do pirarucu, as comunidades rurais da Amazônia têm uma renda muito melhor hoje.

Com a iniciativa, João também promove a igualdade de gênero, pois pela primeira vez na região mulheres se beneficiam economicamente com a atividade pesqueira nessas áreas.

O dinheiro que circula é direcionado a fazer melhorias nas comunidades ribeirinhas, construindo escolas e postos de saúde.

Salvar o peixe é, portanto, um antídoto para a pobreza”, disse João.

Apesar de o pirarucu ter recebido o maior destaque, pois estava em risco de extinção, o projeto do João também realiza o manejo e preservação de outras espécies, como jacarés, botos e tartarugas.

João é diretor do Instituto Juruá, Mestre em Ecologia pelo Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (INPA) e Doutor em Ecologia, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), além de um Pós-Doutorado na Universidade de Ciências da Vida na Noruega. Atualmente é pesquisador pelo INPA e pela Universidade Federal de Alagoas.

Ele já foi premiado outras vezes. Em 2018 recebeu o prêmio de Jovem Cientista do Governo brasileiro e em 2019, o prêmio Rolex de Conservação.

O prêmio ‘Heróis do Meio Ambiente’

Hoje o Instituto Juruá concentra ações Médio Rio Juruá no município de Carauari e adjacentes, como Itamarati e Eirunepé, estado do Amazonas. No total são mais de 900 mil hectares e 45 comunidades.

Só que João quer ir além. Ele conta que seu planejamento inclui chegar 2 mil quilômetros de abrangência do projeto trazendo esperança para a fauna e para a vida digna da comunidade em torno do rio.

biologo brasileiro recebe premio 'Herois do meio ambiente'

O prêmio foi mais que merecido e o título de ‘herói’ é muito justo para João, que faz um trabalho tão maravilhoso e essencial para o nosso meio ambiente.

28 janeiro de 2021.

Fonte: CicloVivo

Deixe uma resposta