• dom. jun 20th, 2021

NOTÍCIAS QUE FAZEM BEM

Porque o bem merece cometários

Mulher queniana transforma resíduos de plástico em tijolos mais fortes que concreto

Bydaianelealcosta

fev 8, 2021

Em tempos de aquecimento global, há pessoas encontrando soluções cada vez mais criativas para o cimento, responsável por cerca de 8% das emissões globais de CO2. Este é o caso da queniana Nzambi Matee, que descobriu como transformar resíduos de plástico em tijolos mais resistentes do que os tradicionais, de concreto. O meio ambiente agradece!

queniana segura tijolo de plástico
Foto: reprodução Youtube

Matee é engenheira e em 2017 abriu uma fábrica em Nairóbi. A Gjenge Makers, no entanto, não é uma fábrica como outra qualquer. Resultado de anos de estudo em prol do meio ambiente, lá os funcionários recolhem resíduos de plástico, os fundem com areia e aquecem a mistura, transformando-a em um composto cinco a sete vezes mais resistente do que o concreto.

Segundo a empresária, sua fábrica aceita resíduos que outras instalações não podem processar e reciclar. Os tijolos são feitos de plástico, que foi originalmente usado para garrafas de leite e xampu, sacos de cereais, sanduíches, baldes e cordas. Prova maior de que no mundo nada se perde, tudo se transforma.

Todos os dias, a Gjenge Makers produz cerca de 1.500 tijolos de diferentes cores e tamanhos. Isso só é possível graças à Matee, que projetou sozinha as máquinas da fábrica depois de ficar cansada de esperar que os funcionários do governo fizessem algo a respeito da poluição do plástico. “Eu estava cansada de ficar à margem”, disse em entrevista à Reuters.

Desde a inauguração, sua fábrica já reciclou mais de 20 toneladas de lixo plástico, mas o objetivo é triplicar a produção em 2021. Um dos maiores erros do ser humano é pensar que não pode mudar o mundo sozinho!

08 fevereiro de 2021

Fonte: Yahoo

Deixe uma resposta