• qui. out 21st, 2021

NOTÍCIAS QUE FAZEM BEM

Porque o bem merece cometários

EuroVelo, a ciclovia que ligará a Europa de bicicleta

Bydaianelealcosta

fev 12, 2021

Uma ciclovia gigante chamada “EuroVelo” vai ligar 43 países da Europa, incluindo Portugal, que terá uma ciclovia de 8168 km que ligará cidade algarvia de Sagres ao norte da Noruega.

Apesar de não ser utilizada no dia a dia em alguns países, 49% dos europeus usa a bicicleta regularmente. Este facto torna óbvia a criação de uma ciclovia que una os países da Europa nesta atividade.

A grande vantagem da Rede Europeia Ciclista reside na introdução de uma infraestrutura ciclável, consistente e de alta qualidade, em todos os países europeus, ajudando os cidadãos a deslocarem-se de bicicleta com mais segurança e conforto.

Composta por mais de 70 000 km de extensão, a ciclovia será construída até 2020. No entanto, partes da mesma já estão construídos e funcionais. A “EuroVelo” terá um total de 14 grandes rotas, que poderão ser usadas por turistas, a viajar de forma alternativa ou pela população local, para o deslocamento do dia a dia.

De acordo com a Federação Europeia de Ciclistas, cada uma das rotas recebeu um nome que reflete as paisagens e histórias que serão encontradas pelo trajeto. Por exemplo, a ciclovia que percorre Portugal tem o nome Rota da Costa Atlântica.

O maior percurso terá mais de 10 000 km de extensão e chamar-se-á “Cortina de Ferro”, em alusão aos tempos em que o continente europeu era dividido em Europa Oriental e Ocidental.

Segundo o site da EuroVelo, Portugal tem condições naturais maravilhosas para o ciclo turismo, sendo disso exemplo a Ecopista do Dão. Há centenas de ciclovias em todo o país, tanto para o turismo de bicicleta ou de mountain bike.

A EuroVelo 1 – Rota da Costa Atlântica percorrerá 200 km da costa do Algarve e ligará Portugal a Espanha, França, Irlanda, Reino-Unido e Noruega.

Gostaria de fazer uma bike tour pela Europa?

12 fevereiro de 2021

Fonte: https://noctulachannel.com/eurovelo-ciclovia-europeia-ciclismo/

Deixe uma resposta