• qui. out 21st, 2021

NOTÍCIAS QUE FAZEM BEM

Porque o bem merece cometários

Depois de 170 anos, pássaro quase extinto é encontrado na Indonésia

Bydaianelealcosta

mar 11, 2021

O pássaro Malacocincla perspicillata, espécie de ave da família Timaliidae, foi encontrado em Bornéu, na Indonésia, depois de 170 anos desaparecido e considerado como extinto na natureza.

Depois de 170 anos, pássaro quase extinto é encontrado na Indonésia 1
Foto: NY Times

A espécie, conhecida como “o maior enigma da ornitologia da Indonésia”, foi encontrada por moradores do local no final de 2020. Muhammad Rizky Fauzan e Muhammad Suranto,assim que viram o pássaro, acionaram pesquisadores para fotografar o animal e, depois, analisar as imagens com detalhes.

Depois de prontas, as imagens foram enviadas para um grupo de ornitólogos. São eles os responsáveis pelo estudo das aves e pela sua classificam em espécies, gêneros e famílias. Neste caso, realizaram uma descrição completa do animal e o compararam com o que está conservado no Museu de História Natural de Leiden, na Holanda.

Confira na imagem abaixo!

Depois de 170 anos, pássaro quase extinto é encontrado na Indonésia 2
Foto: Oriental Bird Images

Em um artigo publicado pelo grupo, eles afirmam: “O espécime que observamos era muito distinto, e não se parecia com nenhuma outra espécie de Malacopteron ou Malacocincla de Bornéu, com os quais estamos familiarizados por causa do nosso trabalho de campo nas Grandes Ilhas da Sonda”.

Os ornitólogos concluíram que a descoberta representa a primeira documentação do tagarela-de-sobrancelha-negra ‘perdido’ nos últimos 170 anos, o mais longo ‘período de desaparecimento’ de qualquer espécie asiática. Incrível! 🐦💜

Fontes: NY Times e Aventuras na História

Deixe uma resposta