• sex. jun 18th, 2021

NOTÍCIAS QUE FAZEM BEM

Porque o bem merece cometários

Impressão 3D de órgãos pode zerar fila para transplantes

Bydaianelealcosta

mar 11, 2021

Cientistas da Universidade de Buffalo (EUA) desenvolveram uma técnica de impressão 3D que pode ajudar na produção de órgãos artificias com extrema velocidade. Segundo os pesquisadores que trabalharam no projeto, a nova tecnologia pode ser de 10 a 50 vezes mais rápida que a do padrão atual da indústria.

Em um vídeo divulgado pela Universidade de Bufallo, é possível ver uma mão sendo criada em apenas 19 minutos, ao contrário das atuais seis horas com o uso de métodos tradicionais. Desta forma, segundo o professor de engenharia industrial e de sistemas da instituição, Chi Zhou, a alta velocidade e qualidade na impressão permite que no futuro a tecnologia seja utilizada para produzir órgãos artificiais.

Como funciona?

“Nosso método permite a impressão rápida de modelos de hidrogel na escala de centímetros. Reduz significativamente a deformação de peças e lesões celulares causadas pela exposição prolongada aos estresses ambientais que você comumente vê em métodos convencionais de impressão 3D”, declarou Zhou.

Segundo informações divulgadas pelo site Show Me Tech, a criação de órgãos artificiais depende da estereolitografia. Este método consiste no uso de lasers que endurecem resina líquida e substâncias gelatinosas, batizadas de hidrogeís. Confira no vídeo abaixo a impressão de uma mão em 19 minutos.

Apesar dos termos técnicos, utilizamos os hidrogéis em diversos itens que temos contatos todos os dias, como lentes de contato e fraldas descartáveis. Desta vez, a tecnologia desenvolvida pelos pesquisadores da Universidade de Bufallo dá mais um passo em direção aos avanços da biomedicina 🙏

Deixe uma resposta