• sex. jun 18th, 2021

NOTÍCIAS QUE FAZEM BEM

Porque o bem merece cometários

Menina síria, criada em meio à guerra, vence competição mundial de matemática

By

mar 13, 2021

A menina disputou com mais de 6 mil alunos e conquistou o primeiro lugar em um dos eventos de matemática mais difíceis da atualidade.

Algumas pessoas enfrentam barreiras que, para nós, parecem intransponíveis. Desde a infância, passam por complexas provações que nenhum ser humano deveria passar mas, diante desses obstáculos, mostram sua verdadeira força e o impacto da resiliência. Nem todo mundo conseguiria nascer e viver num ambiente constantemente em conflito armado, sem liberdade para ir e vir, mas essa é a realidade de muitos.

A Síria é um país que há dez anos vem sofrendo com o conflito armado. Desde 15 de março de 2011, o descontentamento da população com o governo do ditador Bashar al-Assad desencadeou sucessivas disputas e enfrentamentos no país. Os grupos de oposição ao governo partiram para a luta armada, levando a uma guerra civil. Além disso, a intervenção de outros países na região agravou o conflito, fazendo com que ele se estendesse até hoje.

Imagine-se nascer e crescer num país em que a guerra é uma realidade. Sarah Kayali, de 8 anos, não conhece outro lugar para viver que não seja um território em conflito.

Com as disputas armadas, as pessoas perdem o acesso à saúde, à alimentação e à educação. Mas, felizmente, essa não foi a realidade da jovem menina, que conseguiu seguir seus estudos.
A resistência de Sarah não deve ser reverenciada apenas por batalhar para garantir seu aprendizado, mas porque a menina venceu uma disputa mundial de matemática! Ela provou ser uma verdadeira promessa da matemática quando conquistou o primeiro lugar do concurso organizado pela ACIDA.

Segundo publicação da United Syria, Sarah participou da equipe síria pelo programa Brainy Kids, e conquistou o prêmio mundial quando ultrapassou todos os 6.114 alunos dos mais diversos países, como Líbano, Egito, Austrália, Estados Unidos, Malásia, Grã-Bretanha, China, entre outros.

Direitos autorais: reprodução Facebook/United Syria.

O escritor sírio Hassan Almossa, em publicação em seu Twitter, explicou a importância de um título desse tanto para a menina quanto para o país.

De acordo com ele, Sarah pode servir de inspiração para meninos e meninas que moram na Síria e também sonham em participar de eventos como esse ou de seguir alguma profissão que muitos julgam ser impossível.

Hassan ainda escreveu que, apesar de todas as adversidades que Sarah precisa passar todos os dias, ela mostra que possui o verdadeiro espírito sírio, vencendo mais de 6 mil participantes que, provavelmente, estudam em condições consideradas dentro da normalidade, ou pelo menos não precisam enfrentar nenhum conflito armado.

Direitos autorais: reprodução Facebook/Ibrahim Yasouf.

A conquista de Sarah é realmente impressionante, ainda mais quando se descobre que ela nasceu em Hazano, uma cidade completamente atormentada pelos confrontos militares, explosões de bombas, tiroteios ao ar livre em ruas que viraram verdadeiras zonas de guerra.

O local onde a criança mora está sob o controle de grupos de oposição, por isso a conquista teve tanto impacto para todos que têm acompanhado e vivido essa terrível situação.

Direitos autorais: reprodução Facebook/Nasir Karim.

Sarah possui habilidades que vão muito além de sua idade, já que também consegue, em poucos segundos, resolver complexas questões de aritmética. Ela é um exemplo para todas as crianças que conseguem e querem sonhar com um futuro melhor, conquistado através do estudo e da evolução pessoal.

São vários os exemplos de adversidades que temos, como a fome e a desigualdade social, e torcemos para que todas as crianças, que vivem nessas condições, consigam dar a volta por cima!

Sarah é um exemplo de superação!

O post Menina síria, criada em meio à guerra, vence competição mundial de matemática. Superou barreiras! apareceu primeiro em O Segredo.

Deixe uma resposta