• ter. jun 22nd, 2021

NOTÍCIAS QUE FAZEM BEM

Porque o bem merece cometários

Enfermeiro faz arte com frascos de vacina contra covid para arrecadar fundos à associação no Canadá

By

mar 14, 2021

O enfermeiro Shawn Toovey, 51 anos, enxergou no que para muitos é lixo uma oportunidade de fazer arte e, de quebra, ajudar a Associação Canadense de Saúde Mental. O profissional da área da saúde utiliza materiais recicláveis para produzir obras de arte, incluindo frascos e tampas da vacina contra covid-19.

A ideia de Toovey surgiu cerca de três anos atrás, de acordo com o portal R7. Na época, o enfermeiro ficou afastado por três meses por conta do desgaste mental causado pela rotina estressante do hospital em que trabalhava.

Em entrevista ao site da CBC, Toovey destacou que toneladas de materiais recicláveis são descartados por hospitais e que estas peças são perfeitas para pessoas criativas como ele.

“Jogamos toneladas e toneladas de lixo fora todos os dias e eu sempre trago para casa bolsas cheias de material reciclável. Tenho milhares e milhares de peças de plástico para trabalhar e muitas ideias.”

Enfermeiro cria obras de arte com material hospitalar
Shawn Toovey resolveu transformar materiais que iriam para o lixo em obras de arte. Sua obra mais famosa vai a leilão para ajudar a Associação Canadense de Saúde Mental. Foto: Reprodução/CBC

Atualmente, Toovey trabalha na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Saint Paul, em Vancouver (Canadá). No local, o enfermeiro tem contato direto com pacientes infectados pela covid-19. Segundo o artista, a estrela de suas peças no momento são as tampas roxas do frasco de vacina da Pfizer-BioNTech.

Em seu ateliê, Toovey comenta que suas peças reúnem tudo que é usado para salvar a vida das pessoas, como frascos de sedativos, antibióticos e peças de respiradores. Agora, sua arte também será leiloada e reverterá fundos para a Associação Canadense de Saúde Mental.

Toovey viu no lixo o potencial para a arte e vê na dificuldade uma chance de mudar as coisas. “Nós estamos em uma situação ruim, mas podemos olhar o melhor lado. E caso não haja uma lado melhor, nós podemos criar um”, concluiu o enfermeiro.

Deixe uma resposta