• qua. jun 23rd, 2021

NOTÍCIAS QUE FAZEM BEM

Porque o bem merece cometários

Aos 118 anos, mulher mais velha do mundo carregará tocha olímpica nas Olimpíadas de Tóquio

Bydaianelealcosta

mar 15, 2021
Kane Tanaka, a mulher mais velha do mundo, enfrenta a segunda pandemia de sua vida e revela que seu objetivo é chegar aos 120 anos.

A japonesa Kane Tanaka nasceu em 1903 e é reconhecida pelo Guinness Book – o livro dos recordes – como a pessoa viva mais velha do mundo. Em 02 de janeiro deste ano, ela completou 118 anos. Kane é sobrevivente de duas pandemias (a da gripe espanhola e a da covid-19), duas guerras mundiais e dois cânceres. Agora, a mulher mais velha do mundo tem outro desafio: carregar a tocha olímpica nas Olimpíadas de Tóquio, em maio.

Kane mora em uma instituição para idosos em Fukuoka, ao sudoeste do Japão. Contudo, seu neto Eiji contou à CNN americana que a avó ainda mantém um estilo de vida ativo. “Queremos que outras pessoas vejam isso, se sintam inspiradas e não pensem que a idade é uma barreira”, afirma ele.

Desse modo, a expectativa é que a japonesa percorra em maio uma parte dos 100 metros com a tocha olímpica em uma cadeira de rodas. A vontade dela, porém, é dar os últimos passos a pé.

O segredo da longevidade

Quando questionada pela equipe do Guinness sobre qual o momento mais feliz de sua vida, ela respondeu: “agora”. Foto: Kyodo via Reuters

O segredo da longevidade de Kane Tanaka, em suas próprias palavras, é “comer uma comida saborosa e nunca parar de estudar”, de acordo com a agência de notícias ANSA. E ela não desanima: a japonesa ainda declarou querer chegar aos 120 anos!

Tanaka viveu cinco eras imperiais japonesas (Meiji, Taisho, Showa, Heisei e Reiwa) e trabalhou na loja de arroz da família até os 103 anos. Ela tem quatro filhos, cinco netos e oito bisnetos.

Por conta da pandemia do coronavírus, Kane passou o 118º aniversário longe da família. Ainda assim, recebeu de presente dos familiares um tênis para o seu desafio de maio. A comemoração foi na instituição onde Tanaka mora. Dessa forma, a celebraçaõ foi com a equipe e os outros moradores – e com certeza teve refrigerante, porque ela adora.

Reportagem de Isabela Stanga, sob supervisão de Ana Flavia Silva

The post Aos 118 anos, mulher mais velha do mundo carregará tocha olímpica nas Olimpíadas de Tóquio appeared first on Tudo já existe.

Deixe uma resposta