• sex. jun 18th, 2021

NOTÍCIAS QUE FAZEM BEM

Porque o bem merece cometários

Americano recebe título após doar mais de 450 litros de sangue em 37 anos

Bydaianelealcosta

mar 16, 2021

Se você recebesse uma transfusão de sangue, como resolveria retribuir o gesto? Bom, Marcos Perez, 60 anos, do Texas (EUA), decidiu doar seu sangue 962 vezes para celebrar a vida e ajudar outras pessoas. Com este recorde, recebeu um título por ter doado 120 galões de sangue (450 litros, aproximadamente) durante os últimos 37 anos.

Segundo o Centro de Sangue e Tecidos do Sul do Texas, em apuração feita pelo canal americano CBS DFW, uma pequena parte de Perez corre nas veias de pelo menos 3 mil pessoas. E tudo começou quando o americano ainda era um bebê que nasceu prematuro.

Marcos Perez recebeu um título por doar 120 galões de sangue
Marcos Perez doa sangue rotineiramente há 37 anos. De acordo com o texano, ele tornará esta prática um hábito pelo tempo que conseguir.
Foto: Reprodução/South Texas Blood e Tissue

“Voltando lá atrás, não haviam bancos de sangue, então meu pai teve que pedir para seus parentes e amigos para doar sangue para mim. Foi um de seus amigos que salvou minha vida“, contou Perez ao canal americano CNN.

A primeira vez que o texano doou sangue foi enquanto ele ainda estava no ensino médio. Após servir na Força Aérea dos EUA, ele tornou esta atitude rotineira.

“A história do senhor Perez é muito motivacional e emocionante, porque você sabe que isto salvou a vida dele. Ele é um caso não-usual, porque você não tem muitas pessoas que doaram 100 galões”, destaca Roger Ruiz, especialista em comunicação corporativa da BioBridge Global, instituição da qual faz parte o Centro de Sangue que recebeu a doação de Perez.

Perez doa sangue de duas em duas semanas

Para alcançar a marca de 962 do doações, o texano desenvolveu uma técnica: doa apenas plasma e plaquetas em vez de todo o sangue. Desta forma, consegue doar, pelo menos, 24 vezes por ano.

O plano de Perez é continuar a doar sangue enquanto ainda estiver vivo e fazer disso um exemplo para outras pessoas. “Um homem pode fazer isto sozinho. Nós precisamos que todos trabalhem juntos. Se todos nós trabalharmos juntos e se todo mundo gozar, essa prateleiras ficarão lotadas”, concluiu.

Deixe uma resposta