• qua. jun 23rd, 2021

NOTÍCIAS QUE FAZEM BEM

Porque o bem merece cometários

Comandante cria projeto e doa mais de 400 livros para jovens carentes do interior da Bahia

Bydaianelealcosta

mar 18, 2021

O céu nunca foi limite para o comandante de aeronaves da Casa Militar, Eduardo Luiz Silva. Isso porque, durante uma de suas viagens de helicóptero, o piloto decidiu criar o projeto ‘Livros que Voam’, para incentivar a leitura em crianças e jovens que moram em locais distantes da Bahia e não têm como adquirir livros com frequência.

Eduardo é tenente-coronel da Polícia Militar da Bahia (PMBA) e já atua como piloto há mais de 22 anos. Os livros são distribuídos nas viagens em que o Governador Rui Costa faz até o interior, para cumprir sua agenda. Para aproveitar a viagem, os exemplares são colocados na aeronave e entregues no local de pouso.

Leitura que agrada 🥰

Segundo Eduardo, as crianças ficam encantadas com as aeronaves e se aproximam rapidamente, até mesmo para entender o que está acontecendo. Depois, os livros são entregues de acordo com o tema e a faixa etária, assim fica mais fácil para os jovens escolherem o que gostariam de ler naquele momento.

Apesar de ser uma ideia pessoal de Eduardo, amigos e colegas de trabalho logo se juntaram para ajudar no projeto.

“Colegas e amigos abraçaram a ideia e começaram a fazer doações de livros. Eu comprava os exemplares, prestava conta e distribuía para a criançada no interior. Criamos um perfil no Instagram para o projeto e mais pessoas passaram a ajudar. Também pudemos contar com o apoio da Secretaria Estadual da Educação”, conta.

Um dos cabeças por trás dessa ideia genial, junto com o Eduardo, é o Tenente Coronel Ivã Antônio dos Santos, que cuida da logística e da parte organizacional para fazer com que o projeto aconteça.

De acordo com Ivã, a operação ocorre, principalmente, pelo Instagram. Na rede, eles divulgam as ações e contam com a ajuda de pessoas e empresas para contribuir com as ideias da dupla.

Futuramente, além da Bahia, o projeto deseja alcançar todo o território nacional. Ao todo, mais de 400 livros já foram doados e 600 ainda estão guardados para serem levados em uma próxima viagem. Ler nunca é demais, e proporcionar isso para mais pessoas é o grande sonho desses seres humanos maravilhosos!

Fotos da capa: Jornal Correio e Alô Alô Bahia

 

Deixe uma resposta