• sex. set 24th, 2021

NOTÍCIAS QUE FAZEM BEM

Porque o bem merece cometários

Professor passa um ano pedalando pelo Brasil para criar documentário sobre a importância da água

Bydaianelealcosta

mar 24, 2021

Além de ser o recurso natural mais importante do planeta, a água potável é essencial para a sobrevivência humana. E com o objetivo de compartilhar a importância da preservação e do valor deste bem inestimável, o professor de Geografia Márcio Francisco Martins passou um ano pedalando pelo Brasil.

Ao longo deste período, ele passou por 13 estados de bicicleta documentando a abundância de água que temos em nosso país. Através da pergunta “Qual o valor da água para você?”, ele passou por diversas aventuras, conheceu muita gente e acaba de lançar a série documental Pedalágua, disponível gratuitamente no Youtube.

Márcio Francisco Martins durante sua viagem de bicicleta pelo Brasil para criar documentário sobre a importância da água
Foto: projeto Pedalágua

Da Bahia até Minas Gerais, no maior desastre ambiental do Brasil – no Rio Doce, passando por Amazônia, Nordeste, favelas do Rio de Janeiro e São Paulo, Márcio encontrou diversos cenários, o que enriquece o debate presente em seu projeto quanto à conscientização em relação às questões ambientais.

Mapa do projeto Pedalágua
Foto: projeto Pedalágua

Como tudo começou

A ideia surgiu em 2015, quando o professor pensou em como enriquecer as aulas de Geografia. Na época, só se falava da seca e da tragédia do Rio Doce.

E o que ele encontrou foram “dois Brasis” completamente diferentes entre si: enquanto o povo nordestino, acostumado a viver na seca, valorizava naturalmente a água, as pessoas do sudeste são as campeãs do desperdício.

Márcio Francisco Martins com amigos durante sua viagem de bicicleta pelo Brasil para criar documentário sobre a importância da água
Foto: projeto Pedalágua

E foi então que ele sentiu que deveria fazer algo a mais, que levasse as pessoas a refletirem sobre o uso e o real valor que a água possui e surgiu a ideia de produzir o documentário.

Márcio Francisco Martins durante aula sobre a importância da água
Foto: projeto Pedalágua

Segundo o professor, o projeto Pedalágua tem como objetivo promover o debate e conscientizar o povo brasileiro para as questões ambientais e o desperdício de água, com entendimento de que este precioso recursos essencial à vida é um bem coletivo.

“Eu tenho o sonho de alertar as pessoas para as grandes dificuldades que podem vir a acontecer com a escassez de água em um futuro próximo. Esse lançamento faz parte da concretização desse sonho”, afirma.

A série possui seis episódios, disponíveis gratuitamente no canal do Pedalágua no YouTube. Em breve, será lançado um material com propostas de aula para que professores possam utilizar esses vídeos em suas atividades.

Fonte: Ciclo Vivo

Deixe uma resposta