• ter. dez 7th, 2021

NOTÍCIAS QUE FAZEM BEM

Porque o bem merece cometários

Homem ganha homenagem após doar sangue 962 vezes em 37 anos

Bydaianelealcosta

mar 25, 2021

Ajudar ao próximo se tornou um compromisso para um homem nos últimos 37 anos. Marcos Perez diz que foi uma transfusão de sangue que salvou sua vida, por isso, reconhece a importância da doação e faz isso frequentemente.

Agora, para reconhecer toda ajuda que Marcos prestou nestes anos, o banco de sangue South Texas Blood & Tissue Center, no Texas, Estados Unidos, resolveu homenageá-lo.

Segundo a instituição, as doações de Marcos foram essenciais e ajudaram mais de 2 mil pessoas.

Missão

“Se alguém estava lá por mim, por que eu não posso estar lá para outra pessoa?”. Essa é sempre a resposta que Marcos dá para todos que perguntam o porquê de tantas doações.

Acontece que Marcos nasceu prematuro. Na época, não existia um banco de sangue na cidade e o pai dele teve que sair procurando sozinho um doador para o filho. “Meu pai pediu a seus familiares, meus tios e tias, primos, amigos para irem doar sangue e apenas um homem assumiu a responsabilidade”, conta.

Ao atingir a maioridade, um dos primeiros compromissos que Marcos firmou foi o que ser doador de plasma. E ele honrou isso por 37 anos.

Reconhecimento

A primeira doação de Marcos foi em 1984. De lá para cá, foram 962 vezes que ele se dispôs a deixar uma bolsa de plasma para “quem sabe, salvar uma vida”, como diz.

Segundo responsáveis pelo South Texas Blood & Tissue Center, as doações de Marcos ajudaram 2.888 pessoas até o momento.

Ashley Frolick, especialista do banco de sangue, disse que doadores como Marcos são vitais porque “a necessidade de sangue nunca acaba”.

A homenagem, mesmo que simbólica, foi muito importante para Marcos. O banco de sangue reconheceu que, ao longo dos anos, ele doou o equivalente a 120 galões de plaquetas para ajudar a salvar vidas.

“Isso me faz sentir muito bem porque sou a prova viva de que as doações de sangue salvam vidas”, disse Marcos. “Se não fosse por aquela doação, eu não estaria aqui comemorando 962 doações.”

Marcos ajudou mais de 2 mil pessoas - Foto: South Texas Blood & Tissue Center
Marcos ajudou mais de 2 mil pessoas – Foto: South Texas Blood & Tissue Center

Deixe uma resposta