• ter. jun 22nd, 2021

NOTÍCIAS QUE FAZEM BEM

Porque o bem merece cometários

Projeto de médico brasileiro leva saúde e conhecimento gratuitos a 30 mil moradores da Amazônia!

Bydaianelealcosta

mar 25, 2021

Saiba mais sobre esse projeto que vem mudando a vida de milhares de brasileiros que vivem na Amazônia!

Estamos sempre compartilhando diversas histórias que provam que a generosidade é capaz de transformar vidas. Até mesmo as mais simples atitudes podem fazer com que outras pessoas se sintam amadas e valorizadas, e lhes abrem portas para um futuro cheio de alegria e sucesso.

Hoje trouxemos mais uma dessas histórias carregadas de muita dedicação e amor ao próximo. Ela é protagonizada pelo médico brasileiro Eugênio Scanavino Netto, que idealizou um projeto que há 34 anos vem mudando a vida de milhares de brasileiros.

O Saúde e Alegria é uma ONG criada depois de uma experiência de trabalho de Eugênio no interior da Amazônia, onde viu que muitos dos desafios enfrentados pela população local não estavam relacionados à saúde, mas a saneamento, higiene e outras necessidades básicas.

Contratado pela prefeitura de Santarém (PA) para prover às comunidades ribeirinhas assistência em saúde, o médico, junto com a arte-educadora Márcia Silveira Gama, começaram a trabalhar com metodologias participativas, educativas e de autogestão para promover apoio inteligente e duradouro às populações.

Atualmente, o projeto atua em quatro municípios do oeste do Pará, levando saúde, educação, cultura, inclusão, geração de renda e meio ambiente para mais de 30 mil pessoas das comunidades amazonenses. Diariamente, os envolvidos no projeto trabalham em soluções de problemas enfrentados por essas pessoas, que incluem:

  • Saúde e saneamento básico.
  • Ordenamento territorial, fundiário e ambiental.
  • Organização social, cidadania e direitos humanos.
  • Produção agroextrativista e geração de renda.
  • Energias renováveis.
  • Economia da floresta, ecoturismo e artesanato.
  • Educação, cultura, comunicação e inclusão digital.

Eles trabalham diretamente com a população, buscando mobilizar e engajar os moradores a construírem vidas melhores através do estímulo ao conhecimento.

Direitos autorais: reprodução Instagram/@saudeealegria.

O projeto tem como prioridade trabalhar em união com a população, através de construção colaborativa, para que os moradores sejam cada vez mais capazes de guiar os próprios caminhos, desenvolvendo habilidades e conhecimentos diversos.

Com o passar dos anos, a estabilidade e a qualidade do trabalho da ONG foi chegando a outras pessoas e hoje o projeto é visto como inspiração para muitas outras iniciativas, colaborando para transformação “social, econômica e ambiental” na vida daqueles que muito precisam.

É possível acompanhar as novidades do projeto Saúde e Alegria através de seu perfil no Instagram, onde são sempre atualizados seus projetos e conquistas.

Direitos autorais: reprodução Instagram/@saudeealegria.

Um grande projeto, que começou com uma pequena ideia e, mais de três décadas depois, continua impactando e melhorando vidas. Um grande exemplo que merece ser celebrado!

Deixe uma resposta