• qua. jun 23rd, 2021

NOTÍCIAS QUE FAZEM BEM

Porque o bem merece cometários

ONG constrói casas provisórias para pessoas em situação de rua nos EUA

Bydaianelealcosta

abr 1, 2021

Uma ONG dos EUA tem construído em Los Angeles vilas com minicasas para abrigar pessoas em situação de rua. A Hope of The Valley (Esperança do Vale, em tradução livre) serve como um lar provisório e oferece, entre outros serviços, suporte psicológico profissional e ações de conscientização contra o uso de drogas.

O projeto conta com o apoio do ator Jon Cryer, conhecido por interpretar o personagem Alan Harper da série Two And a Half Men (Dois Homens e Meio, no Brasil). Segundo Cryer, o problema na cidade vem desde antes da pandemia.

“É impossível evitar o quão terrível é a crise de pessoas sem casa em Los Angeles. É um estado de emergência, desde 2015, e isso foi antes da pandemia”, contou Cryer em entrevista ao canal americano Fox News.

A vila conta com um projeto especial de minicasas, que acelera o processo de construção e barateia os custos dos abrigos. Os lares provisórios possuem duas camas, armários, duas tomadas, aquecedor, ar-condicionado, quatro janelas e uma porta.

Teto e ensino

Entre os projetos da Hope of the Valley, também está a oferta de um treinamento profissional para seus residentes. Segundo Rowan Vansleve, chefe financeiro do local, atividades de ensino como esta permitem que as pessoas em situação de rua encontrem soluções para superar os problemas que as colocaram na rua.

“Isto permite que os ajudemos a lidar com problemas que talvez os colocaram nas ruas e começar a conectá-los com recursos que garantam sua colocação em casas permanentes com soluções permanentes”, explicou Vansleve.

A ideia é que a pessoa em situação de rua passe somente seis meses no local. Os idealizadores do projeto acreditam que este período é o suficiente para que a pessoa se reorganize e conceda a minicasa a outro que também esteja em dificuldade.

Projeto não para de crescer!

Atualmente, 39 unidades das minicasas estão em funcionamento em Los Angeles. Outras três vilas estão sendo construídas pela Califórnia, sendo uma delas com capacidade para 100 minicasas – o que a tornaria a maior do estado.

“O problema é tão grande que você facilmente se sente sem esperança, mas o projeto dessas casas pequenas estão em uma escala em que as pessoas podem se envolver e realmente fazer a diferença”, concluiu Cryer.

De acordo com a Fox News, a Hope of the Valley arrecadou cerca de US$ 117 mil (aproximadamente R$ 675 mil) para construir a primeira vila e iniciar suas operações. “Precisamos de uma vila para construir uma vila!“, brincou Vansleve.

Deixe uma resposta