• qui. out 21st, 2021

NOTÍCIAS QUE FAZEM BEM

Porque o bem merece cometários

Neto inventa aparelho para avó de 96 anos enviar mensagens para a família no Telegram

Bydaianelealcosta

abr 27, 2021

O jovem espanhol Manuel Dallo teve uma ideia supercriativa e construiu um dispositivo para sua avó, Felisa Romano Martin, 96 anos, poder enviar mensagens para família no Telegram.

O mecanismo utiliza cabos e botões, o que facilita a experiência da idosa na tentativa de se comunicar com seus familiares. A engenhoca é bem parecida com os serviços de comunicação das décadas de 60 e 70, no qual os atendentes cruzavam os cabos telefônicos para conectar as ligações.

Batizado de “Yayagram” (Vovóqueridagram, em tradução livre), o aparelho tem uma série de conectores e um cabo principal. Cada conector direciona a mensagem da vovó para um parente diferente da família.

máquina criada neto avó mensagem Telegram
A engenhoca parece até que saiu da década de 70, mas consegue ajudar a dona Felisa na a se comunicar com toda a família! Foto: reprodução/Twitter Manuel Dallo

Após conectar o cabo, Felisa só precisa apertar um botão e falar próximo ao microfone do dispositivo. A Yayagram conta com uma caixa de som para reproduzir as mensagens de áudio e até impressora para as mensagens de texto enviadas pela família de Dallo.

Pandemia e distanciamento dos netos inspiraram Dallo

Com a pandemia do novo coronavírus e as medidas de restrições de deslocamento mais rígidas na Espanha, muitos netos da Felisa que não moram na cidade de Burgos, não conseguem ver a idosa. Em entrevista ao site The Verge, Dallo explicou que o Yayagram é uma forma de aproximar todos.

“Grande parte dos netos vivem foram de Burgos e, por causa das restrições de movimentação causadas pela covid, eles não podem nos visitar. […] [O dispositivo] a empodera e constrói pontes de comunicação dela com o resto dos netos que não têm a sorte de viver perto dela”.

Neto ensinando avó a usar dispositivo
Manuel ajudou a vovó Felisa a se comunicar com toda família. Foto: reprodução/Twitter Manuel Dallo

Em seu Twitter, Dallo mostrou grande parte do processo para a construção do Yayagram. Desde o modelo protótipo até a construção da caixa de madeira, o neto teve um trabalhão para conectar a vovó com a família.

Esse merece o título de preferido, hein dona Felisa! 😂

Deixe uma resposta