• qua. jun 23rd, 2021

NOTÍCIAS QUE FAZEM BEM

Porque o bem merece cometários

Homem cria biodigestor que converte dejetos animais em energia renovável e fertilizante orgânico

Bydaianelealcosta

maio 20, 2021

O protagonista dessa história é Alex Eaton, um jovem dos Estados Unidos que se mudou para o México, onde desenvolveu uma empresa dedicada à conversão de dejetos animais em fonte de energia renovável através de um biodigestor.

Desde a infância, Alex cresceu em uma pequena fazenda em New Hampshire e se tornou um grande defensor do meio ambiente graças à sua mãe, que constantemente participava de programas de ativismo ambiental.

Alex fundou a Sistema.bio, empresa social que fabrica e instala modelos de biodigestor em áreas rurais para converter dejeto animal em energia renovável e também em fertilizante orgânico que serve para suas plantações.

“Comecei o desenho do biodigestor, pois no campo o que sobra são resíduos orgânicos que podem se tornar uma fonte confiável de energia”, conta Alex.

biodigestor
Foto: reprodução / Capital FM News

Alex explicou que eles armazenam dejetos animais e água dentro de um saco fechado, gerando um ambiente sem oxigênio onde florescem bactérias que estão ativas no estômago de porcos ou vacas e convertem os resíduos em gás metano gerando biogás.

A Sistema.bio trabalha com um biodigestor modular que permite a obtenção de fertilizantes para plantas. Além disso, eles obtêm o biol, que serve como um fertilizante natural perfeito para aumentar a produtividade da lavoura e melhorar o solo.

Além disso, um dos objetivos da empresa é ajudar pequenos agricultores através dos biodigestores para atender às necessidades de energia e biofertilizantes, gerando economia e aumentando a produtividade.

biodigestor ajuda pequenos agricultores
Foto: sistema.bio
biodigestor ajuda pequenos agricultores
Foto: Impact Alpha

Dessa forma, é possível enfrentar os desafios da pobreza, segurança alimentar e mudanças climáticas sofridos pela áreas rurais onde os pequenos agricultores trabalham para se sustentar.

É uma forma sustentável de ajudar produtores locais! 💜

Fonte: Nation

 

Deixe uma resposta