• seg. set 20th, 2021

NOTÍCIAS QUE FAZEM BEM

Porque o bem merece cometários

Com venda de tampinhas plásticas, alunos constroem moderno laboratório de ciências (RS)

Bydaianelealcosta

jul 6, 2021

Dois anos atrás, contamos que os alunos da Escola Municipal Francisco Frömming, em São Lourenço do Sul (RS), estavam arrecadando tampinhas plásticas que seriam vendidas para a reciclagem com o objetivo de construir um moderno laboratório de ciências.

Além das tampinhas, a APM (Associação de Pais e Mestres), professores e voluntários organizaram rifa, festa, vaquinha virtual e buscaram parcerias com empresas privadas e profissionais liberais.

A mobilização foi linda de se ver e mais lindo ainda é o laboratório!

mesa laboratório ciências
Foto: Escola Municipal Francisco Frömming

“Cada doação foi fundamental para o sucesso do projeto. Alunos, pais, professores, comunidade, voluntários e empresas . É tradição nesta escola a participação das famílias nos projetos!”, comentou Sabrina Silva, voluntária que apoia os projetos da escola.

tampinhas plásticas garrafas
Foto: Escola Municipal Francisco Frömming

A construção do laboratório de ciências começou na gestão da diretora Nóris Beatriz, em 2019, e foi concluída em 2020. Segundo a antiga e a atual gestora da escola, Cátia Ribeiro:

“Queremos alunos pesquisadores. A educação é libertadora, e nós queremos que eles sejam o centro do aprendizado e do conhecimento. Protagonistas!”.

Expectativa

A criançada não vê a hora de explorar o laboratório, mas infelizmente terá que esperar mais um pouco até a volta das aulas presenciais.

“Estão com muita expectativa! Eles ajudaram de diversas formas, recolhendo tampinhas, vendendo rifas, colaborando nas festas da escola”, diz Sabrina.

microscópio laboratório de ciências
Foto: Escola Municipal Francisco Frömming

“Meu filho está no primeiro ano e só fala desse laboratório! Ele quer muito entrar e ver tudo o que tem. Ele só pensa em fazer experiências”, conta Debora Ollermann.

sala laboratório de ciências
Foto: Escola Municipal Francisco Frömming

O laboratório foi construído do zero e conta com mais de mil peças em vidrarias, forno de microondas, estufa de esterilização e secagem, modelos anatômicos, medidor de pH, projetor multimídia, microscópio, lupas, câmera para projetar a imagem do microscópio em um computador e balança de precisão.

vidrarias laboratório de ciências
Foto: Escola Municipal Francisco Frömming
modelos anatômicos laboratório de ciências
Foto: Escola Municipal Francisco Frömming

 

Deixe uma resposta