• qua. jul 28th, 2021

NOTÍCIAS QUE FAZEM BEM

Porque o bem merece cometários

ONG usa casca de ovo como matéria-prima para despoluir rio no México

Bydaianelealcosta

jul 6, 2021

Ela é perfeita para adubar o solo, controlar pragas no jardim e até como vaso para mudas… Estamos falando da casca de ovo, uma das estruturas mais versáteis da natureza.

Alguns meses atrás, a ONG ‘H2O’ criou um plano de despoluição do rio Santiago, um dos mais importantes cursos d’água do México, altamente poluído. O plano envolve utilizar toneladas de cascas de ovos para purificar a água.

A inovadora tecnologia inclui outros compostos químicos para recuperar o rio Santiago – e quem sabe, outros rios mexicanos nos próximos anos.

De acordo com o portal Ciclo Vivo, a mistura de casca de ovo, óxido de magnésio e o óxido de cálcio penetra no solo e ajuda na remoção de resíduos fecais e metais pesados.

“Abrimos valas de um metro de largura por 10 metros de profundidade e colocamos esta mistura. Quando chove, os metais são absorvidos e os minerais recuperados”, explicou o ativista Bernardo Galán, que trabalha na iniciativa de despoluição.

casca de ovo para despoluir rio mexicano

Segundo o ativista, o processo é capaz de absorver até 70% da matéria orgânica e até 20% dos metais pesados, como o chumbo e o mercúrio.

Essa mesma tecnologia foi usada em 2020 para intervir em sete poços de água na cidade de Lerma, onde nasce o rio Santiago.

Em um ano, houve uma redução de 60% na matéria orgânica e 25% nos metais pesados presentes naquela parte do rio, de acordo com acadêmicos envolvidos no projeto.

casca de ovo para despoluir rio mexicano

A ONG H2O tem realizado campanhas de coleta de cascas de ovos e pretende recolher pelo menos 4 toneladas deste material orgânico de modo a garantir a mistura necessária para a despoluição.

Segundo rio mais longo do México, o Santiago faz parte da bacia Lerma-Chapala-Santiago, nascendo no estado central do México e desaguando no Lago Chapala, no oeste do país.

casca de ovo para despoluir rio mexicano

A ONG H2O prevê que até agosto deste ano as áreas próximas ao rio Santiago recebam valas preenchidas por um total de cerca de 12 toneladas da mistura, esperando que em menos de um ano os primeiros resultados comecem a ser vistos.

Mais: os ambientalistas têm adotado campanhas de reflorestamento no entorno do rio para limpar naturalmente o subsolo de metais pesados ​​e acelerar a biodegradação da casca do ovo, garantindo melhores resultados. Incrível, né? Seria ótimo se essa técnica fosse trazida para o Brasil.

casca de ovo para despoluir rio mexicano

Fonte: Ciclo Vivo
Fotos: Francisco Guasco

Deixe uma resposta