• sex. set 24th, 2021

NOTÍCIAS QUE FAZEM BEM

Porque o bem merece cometários

Cientistas testam células-tronco com sucesso para cura do diabetes tipo 1

Bydaianelealcosta

jul 21, 2021

Pesquisadores do Salk Institute for Biological Studies são pioneiros em uma nova maneira de produzir células beta do pâncreas para este tratamento tipo 1.

Depois do sucesso com camundongos, os cientistas da Califórnia, EUA, vão realizar testes em humanos para conseguir a aprovação do FDA, a agência reguladora dos Estados Unidos.

Uma empresa farmacêutica já se juntou a equipe de pesquisadores para a produção dessas células em laboratório.

Método

A utilização de uma placa de Petri tridimensional permitiu que as células interagissem e crescessem em um ambiente semelhante ao que fariam naturalmente.

Duas semanas após o transplante em camundongos diabéticos, seu açúcar no sangue caiu para níveis normais, como aqueles vistos em camundongos não diabéticos. .

“As células-tronco são uma abordagem extremamente promissora para o desenvolvimento de muitas terapias celulares.

Isso inclui os melhores tratamentos para o diabetes tipo 1”, disse o professor da Salk, Juan Carlos Izpisua Belmonte, autor sênior do artigo correspondente, ao departamento de imprensa da Salk.

Cistos desapareceram

Para testar a segurança e eficácia das células beta fabricadas, a equipe as transplantou em diferentes estágios e observou os efeitos.

Nos estágios mais elevados de crescimento, as células não resultaram na formação de cistos mesmo 20 semanas após a implantação e exibiram funcionalidade adequada in vivo e in vitro .

“Este método para fabricar um grande número de células beta funcionais e seguras é um passo importante à frente.”

O desafio, segundo os cientistas é a fabricação de células beta-pâncreas.

Com informações do GNN

Deixe uma resposta