• seg. set 20th, 2021

NOTÍCIAS QUE FAZEM BEM

Porque o bem merece cometários

Madri está plantando 500 mil árvores e criando ‘Mar Verde’ para absorver CO2 e reduzir temperatura

Bydaianelealcosta

jul 28, 2021

Madri, a capital espanhola e segunda maior cidade da União Europeia, está construindo um enorme “anel florestal” em torno de seu perímetro para reduzir os níveis de calor e aumentar a absorção de CO2 na atmosfera local.

Os cidadãos da metrópole de 6,7 milhões de habitantes têm chamado o anel de “Via Verde” ou “Mar Verde” – uma referência à enorme área que será coberta de árvores: 75 km no total! 😱

madri plantio árvores absorver CO2 reduzir temperatura

Sabia que agora o Razões tem um livro? O Que Eu Aprendi Até Agora – 50 Conselhos Inspiradores Para Uma Vida Cheia de Razões Para Acreditar! está em pré-venda até 15/08. Comprando o seu exemplar agora, ganhe um brinde especial + frete grátisclique aqui.

O projeto de florestamento urbano vai combater as ilhas de calor com o plantio de 500.000 árvores, suficientes para absorver incríveis 175.000 toneladas de CO2 por ano.

Na Espanha, árvores como o pinheiro negro, a faia, o zimbro espanhol e várias espécies de carvalho podem ser encontrados em sua zona árida, onde fica a capital espanhola, e são essas árvores nativas que requerem pouca água que irão constituir a nova floresta.

“O que queremos fazer é melhorar a qualidade do ar em toda a cidade, combater o efeito ‘ilha de calor’ que está acontecendo, absorver as emissões de gases de efeito estufa geradas e conectar todas as massas florestais existentes que já existem na cidade”, disse Mariano Fuentes ao portal Euronews.

madri plantio árvores absorver CO2 reduzir temperatura

Como conselheiro do meio ambiente e desenvolvimento urbano de Madrid, Fuentes explicou que, para as cidades que expelem três quartos de todo o CO2 causado pelo homem, que tendem a absorver muito mais calor e ar pobre do que o campo circundante, métodos de combate às alterações climáticas e à degradação ambiental geral precisam ser variados.

“Tem que ser uma estratégia global”, acrescentou o conselheiro. “Não se trata apenas de carros, mas também de uma estratégia de pedestres, a criação de corredores ambientais em todos os bairros… e acima de tudo… para envolver os cidadãos nesta nova cultura verde, é essencial para cada cidade enfrentar o futuro próximo da melhor maneira”.

madri plantio árvores absorver CO2 reduzir temperatura
Uma parte do Anel Florestal em construção.

Especialistas garantiram que o Anel Florestal “não é um parque”, mas certamente para os madrilenos amantes da natureza, será um lugar de descanso, sombra e habitat de pássaros que trabalhará dia e noite para absorver o excesso de calor e limpar o ar da metrópole europeia.

 

 

Fonte: GNN
Fotos: Reprodução / YouTube

Deixe uma resposta