• seg. out 18th, 2021

NOTÍCIAS QUE FAZEM BEM

Porque o bem merece cometários

Deserto árido e sem vida fica coberto por “tapete de flores” no início de toda primavera

Bydaianelealcosta

out 5, 2021

Há um lugar inóspito e pouco conhecido no meio-oeste dos Estados Unidos chamado “Badlands”.

As Badlands (em português, “terras más” ou “terras baldias”) são um tipo de paisagem de características áridas e bastante erodida pelo vento e pela água.

Esses locais são ricos em desfiladeiros, ravinas, barrancos, canais, chaminés de fadas (colunas de rocha com formas nos seus picos) e outras formas geológicas pouco comuns, o que as torna ideais para cenários de filmes de ficção científica e fantasia.

Como todo deserto, costuma ser bastante difícil caminhar pelas ‘terras baldias’. Dependendo das sucessões sedimentares que as formem, elas podem apresentar uma espetacular gama de cores, que alterna camadas que vão do negro azulado escuro, característico do carvão, ao branco do caulino ou o gesso, passando por vermelho brilhante, característico de algumas argilas.

As Badlands dos desertos de Utah, nos EUA, por exemplo, são famosas por suas paisagens implacáveis e temperaturas recordes. É muito difícil para qualquer coisa sobreviver neste lugar desolado, sem árvores ou água.

No entanto, tudo pode mudar com um pouquinho de chuva: de repente, essa região inóspita se torna inundada de vida!

As terras áridas de Utah raramente recebem chuva, mas durante o início de cada primavera há uma chance considerável de formação de nuvens e alguns milímetros de água.

Se e quando isso ocorrer, haverá uma janela muito curta para qualquer ser vivo na área agarrar e reter a água da melhor forma possível – incluindo aqui centenas de milhares de flores que formam verdadeiros tapetes coloridos no deserto.

O fotógrafo Guy Talestava estava neste local na hora certa quando testemunhou algo muito raro. Ele viu em primeira mão o desabrochar (que durou poucos dias) das flores, e tirou fotos incríveis antes delas murcharem. O resultado é uma experiência rara, pouco vista nas badlands norte-americanas.

Confira mais fotos do trabalho de Guy abaixo:

#1

#2

#3

#4

#5

#6

#7

#8

#9

 

Fonte: Buzz Nicked
Fotos: Guy Tal (guytal.com)

Deixe uma resposta