• ter. dez 7th, 2021

NOTÍCIAS QUE FAZEM BEM

Porque o bem merece cometários

Projeto de eco fossa para escola pública ganha prêmio internacional

Bydaianelealcosta

out 31, 2021

O projeto brasileiro de uma fossa ecológica, ‘eco fossa’, desenvolvida para uma escola pública de Minas Gerais, ganhou reconhecimento internacional, pela Swiss Water Partnership Youth (SWP Youth) uma organização voltada para pesquisas relacionadas à água.

A ideia partiu do estudante de mestrado Juliano Rezende Mudadu Silva, do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia da Universidade Federal de Viçosa, que levou o prêmio Water Challenge 2021.

A equipe de Juliano desenvolveu uma solução de base natural para o tratamento de esgoto na Escola Estadual Fazenda Paraíso, em Espera Feliz (MG), por meio de ações participativas de educação ambiental e ciência cidadã. O time conta com integrantes da Inglaterra, Irã, Quênia e Sri Lanka.

O projeto

Juliano observou demanda apresentada pela comunidade, devido à falta de saneamento básico local. A partir daí, desenvolveu o tratamento do esgoto dos vasos sanitários e da pia da cozinha da escola com Tanque de Evapotranspiração (Tevap).

O Tevap é um sistema composto por camadas de solo e plantas, que promovem a absorção total dos resíduos que seriam descartados na natureza.

O projeto na Escola Estadual Fazenda Paraíso já está dando os primeiros passos. Os resultados são bastante satisfatórios e a ideia é levar a fossa ecológica para outas escolas do estado e, quem sabe, do Brasil no futuro.

Com informações de Destaque Diário

Deixe uma resposta